quinta-feira, 17 de maio de 2007

Wello Rivas

english mobile

Wello Rivas (Manuel Rivas Avila) nasceu em Mérida, Yucatán, México, em 18 de fevereiro de 1913. Faleceu na Cidade do México em 12 de Janeiro de 1990. Foi o segundo de quatro filhos do senhor Fernando Rivas Boffarull e da senhora Isabel Ávila Rosado.
Em 1921, quando tinha oito anos, seus pais se mudaram para a Cidade do México. Aos quinze seu pai lhe deu um violão e recebeu suas primeiras aulas com Dom Enrique del Valle, violonista espanhol, que também fora “banderillero” do grande toureiro Rodolfo Gaona.
Aos dezoito anos era aficionado por touradas, razão pela qual chegou a participar de alguns festivais desse gênero. Desistiu das touradas quando foi atingido por uma chifrada e, a partir daí, dedicou-se somente à música.
Em 1929 foi chamado para ser apresentador exclusivo em uma série de programas de música yucateca, na Rádio WEFO, Rádio Nacional, que era a estação do Partido da Revolução Mexicana (PRM), antecessor do Partido Revolucionário Institucional (PRI). Em 1933 o senhor Bernardo San Cristóbal, diretor artístico da XEB, o chama para lhe propor formar uma orquestra de quatorze professores, para uma nova modalidade na estação como diretor de orquestra e cantores.
Em 1936, a empresa Laboratórios Picot, contrata uma série de programas em exclusividade com a XEB, com Rafael Hernández Margarita Romero e Wello Rivas. Inicialmente estes programas eram feitos em estúdio fechado, mas devido ao sucesso alcançado, começaram a utilizar o estúdio "Juventino Rosas", para receber o público que queria ver os programas e conhecer seus artistas. Estas transmissões se mantiveram durante mais de quatro anos nos primeiros lugares de audiência.
Em 1939 passou a formar parte do elenco da XEW, onde consolidou seu sucesso ao atuar com os grandes intérpretes da época. Também teve oportunidade de se apresentar nos melhores teatros e prestigiados centros noturnos. Começaram também as turnês internacionais.
Sua primeira composição Quisiera Ser Golondrina foi tema de um filme em 1937. A esta se seguiram as seguintes obras: Callecita, Crepuscular, Obsesión, Mendigo de Amor, Volverás a Mi, Ayer y Hoy, Algo, El Jardinero, Tarde o Temprano, Con las Alas Rotas, etc.
Algumas de suas composições ocupam os primeiros lugares de popularidade, como: Llegaste tarde e Cenizas, canções que foram interpretadas por Lola Beltrán, Javier Solís, José Feliciano, Vicente Fernández, Eddie Gormé, Tania Libertad, Chamín Correa, Los Panchos, Raymond Lefevre, Lucha Villa e outros.

Nenhum comentário: