Alfredo Gil (Alfredo Bojalil Gil) nasceu em Teziutlan, Puebla, México, em cinco de agosto de 1915 e faleceu em 10 de setembro de 1999. Seu pai era libanês e sua mãe mexicana. Até sete anos viveu em sua terra natal, depois se mudou para Veracruz.
No período de 1930 a 1937 residiu na Cidade do México. Estudou música com um professor particular e iniciou sua carreira artística em 1932, e como compositor, em 1942, em Nova York. Sua primeira composição foi Un siglo de ausencia.
Na década de 30 fez amizade com o compositor e violinista Chucho Navarro com quem viajou para Nova York para tentar a sorte como artistas. Mais tarde formaram com o cantor porto-riquenho Hernando Avilés o Trío los Panchos, fazendo sua estréia em 14 de maio de 1944 no Teatro Hispânico de Nova York.
Algumas obras: Basura, Desamparada, El vagabundo, Los dos, Me castiga Dios, Mi ultimo fracaso, Perdida e Un siglo de ausencia.
Veja também: Agustín Lara / Altemar Dutra / Armando Manzanero / Bolero, O / Bolero, A história do / Bolero, Cifras e letras de / Canções Latinas, Cifras / Gregorio Barrios / Lucho Gatica / Luis Miguel / Mario Clavell / Rafael Hernández / Roberto Yanés / Trío los Panchos / Trio Yrakitan.
Fontes: Mi Cancionero; Sociedad de Autores y Compositores de Música (SACM).
Nenhum comentário:
Postar um comentário