Julio Brito, compositor e diretor de orquestra, nasceu em Havana, Cuba, em 21 de Janeiro de 1908 e faleceu em 30 de julho de 1968. Foi aluno do maestro Pedro Sanjuán. Em 1924 integrou a orquestra de Don Aspiazu como saxofonista, e posteriormente se dedicou a tocar drum, violão e vibrafone.
Em 1931 compôs Ilusión china, com a qual obteve alguma popularidade. Esteve entre os primeiros artistas que trabalharam em programas musicais da rádio cubana. Entre suas obras se encontram Trigueñita, Oye mi guitarra, Flor de ausencia, Mira que eres linda, Serenata guajira, Si yo pudiera hablarte e seu sucesso internacional de 1937 El amor de mi bohío.
A maior parte de seu trabalho em músicas esteve no de dirigir orquestras. Musicou filmes como Tam Tam e Embrujo antillano. Em 1946 foi presidente da Sociedade de Autores de Cuba.
Veja também: Agustín Lara / Altemar Dutra / Armando Manzanero / Bolero, O / Bolero, A história do / Bolero, Cifras e letras de / Canções Latinas, Cifras / Gregorio Barrios / Lucho Gatica / Luis Miguel / Mario Clavell / Rafael Hernández / Roberto Yanés / Trío los Panchos / Trio Yrakitan.
Fonte: SonCubano
Nenhum comentário:
Postar um comentário