
Postado por
cifrantiga
às
20:45
0
comentários
Marcadores: cantor, jovem guarda, rock
Estreou em 1961 no programa de calouros de Hélio Ricardo e, em seguida, passou a apresentar-se no programa de José Messias, na Rádio Mundial, do Rio de Janeiro. Gravou então, na Odeon, Menino do amendoim (José Messias). O sucesso foi atingido com o lançamento de Filme triste (Loudermilk, versão de Romeu Nunes), incluído no LP Nós somos sucesso, da Odeon 1963, ao lado de O sapo (Jaime Silva e Neusa Teixeira).
O trio apresentou-se no programa Jovem Guarda, da TV Record, de São Paulo SP, destacando-se com Meu bem lollipop (Morris, versão de Gerson Gonçalves), Festa do Bolinha (Roberto Carlos e Erasmo Carlos), Gasparzinho (Renato Correia).
Em 1965, gravou novo LP Três vezes sucesso, pela mesma fábrica, e no ano seguinte saiu o disco Festa do Bolinha, também na Odeon. Em 1967 e 1968 gravou os LPs A festa do Trio Esperança e O fabuloso Trio Esperança.
Nesse último ano, a cantora Evinha deixou o grupo e passou a atuar sozinha, tendo colocado em primeiro lugar, no IV FIC, da TV Globo, do Rio de Janeiro, a Cantiga por Luciana (Paulinho Tapajós e Edmundo Souto). Integrado por outra irmã, Marisa (Marisa Correia José Maria, Rio de Janeiro 1957-), o conjunto gravou o LP Trio Esperança, em 1970, com Primavera (Cassiano e Rochael); Trio Esperança, em 1971, com Na hora do almoço (Belchior); Trio Esperança, em 1974, com Arrasta a sandália (Roberto Correia e John Lemos); e Trio Esperança, em 1975, com Marambaia (Henricão e Rubens Campos), todos na Odeon.
Residindo na Europa, continua ativo em shows e gravações para o mercado local. Em 1992 foi lançado no Brasil, pela Polygram, o disco A capela do Brasil.
Veja também:
Antonio Marcos / Celly Campello / Demetrius / Deny e Dino / Eduardo Araújo / Erasmo Carlos / Fevers, The / Golden Boys / Incríveis, Os / Jerry Adriani / Jet Blacks, The / Jordans, The / Jovem Guarda, História da / Jovem Guarda, Cifras da / Leno e Lílian / Martinha / Paulo Sérgio / Renato e seus Blue Caps / Roberto Carlos / Ronnie Cord / Ronnie Von / Rosemary / Sérgio Murilo / Silvinha / Tony Campello / Vanusa / Vips, Os / Wanderléia / Wanderley Cardoso
Postado por
cifrantiga
às
20:42
0
comentários
Marcadores: jovem guarda, trio
Postado por
cifrantiga
às
20:42
0
comentários
Marcadores: bolero, trio, trio yrakitan
Postado por
cifrantiga
às
20:41
0
comentários
Marcadores: bolero, trio, trio los panchos
A valsa chegou ao Brasil no final da década de 1830 e imitou inicialmente o modelo europeu. A partir de 1870, com o surgimento do choro, os músicos brasileiros imprimiram novas características às composições e a valsa tornou-se um gênero da música popular. Entre os primeiros compositores de valsas estão Alfredo da Rocha Viana, pai de Pixinguinha, e Ernesto Nazareth.
Sob a influência da modinha, a valsa tomou-se também uma forma de canção sentimental. No final da década de 1920, o cinema trouxe a moda das valsas americanas. A partir de 1934, iniciou-se a fase de maior brilho da valsa brasileira, com a dupla de compositores Francisco Alves e Orestes Barbosa. Até meados da década de 1940, todos os compositores famosos tinham valsas entre suas obras: Pixinguinha, Ary Barroso, Joubert de Carvalho, Lamartine Babo, Custódio Mesquita e muitos outros. O gênero entrou em declínio no Brasil a partir da década de 1950.
Algumas músicas
A pequenina cruz do teu rosário, A última estrofe, A voz do violão, Adeus amor (Tristesse), Ao luar (Dileta), Arranha-céu, Ave Maria, Baile da saudade, Boa noite, amor, Bodas de prata, Boneca, Branca, Cabelos cor de prata, Cantiga por Luciana, Caprichos do destino, Célia, Dorme que eu velo por ti, Dúvida, Elegia ao seresteiro (João Chaves), E o destino desfolhou, Eu sonhei que tu estavas tão linda, Fascinação, Gondoleiro do amor, Lábios que beijei, Lágrimas, Lua branca, Luar de Vila Sônia, Mãezinha querida, Mais uma valsa, mais uma saudade, Mimi (1a. parte), Minha casa, Nancy, Ontem ao luar (Choro e poesia), Pierrot, Por ti, Quase que eu disse, Rapaziada do Brás, Rosa, Salão Grenat, Saudades de Matão (Francana), Se ela perguntar, Serenata, Seresta, Sorris da minha dor, Suburbana, Súplica, Tardes de Lindóia, Valsa da despedida, Valsa de uma cidade, Velho realejo.
Postado por
cifrantiga
às
20:28
0
comentários
Marcadores: valsas
Postado por
cifrantiga
às
20:27
0
comentários
Marcadores: cantora, jovem guarda
Postado por
cifrantiga
às
20:26
0
comentários
Marcadores: grupo, jovem guarda
Postado por
cifrantiga
às
19:47
0
comentários
Marcadores: cantora, jovem guarda