segunda-feira, 4 de abril de 2011

Azarias Dias de Mello

english mobile

Azarias Dias de Mello, regente, músico e professor, nasceu em Sorocaba, SP, em 1840 (não está comprovado), e faleceu na cidade de Campinas, SP, em 18/11/1912. Chegou a Campinas em 1863 vindo de Amparo, SP, a pedido de Manuel José Gomes para integrar sua orquestra e banda. Havia sido mestre-de-capela e regente da banda da Guarda Nacional em Sorocaba e regente de uma companhia eqüestre.

Em Campinas, sua atividade esteve mais ligada às bandas de música, tendo criado diversos grupos. Como professor, além das aulas particulares, lecionou na escola Culto à Ciência, onde dirigia a banda da escola, para a qual compôs um hino; ensinou música a meninos carentes que formaram a banda Euterpe Infantil em 1877.

Tocava e ensinava vários instrumentos, mas dava especial atenção ao oficlide e instrumentos de metal.

Além do trabalho intenso com a Banda do Azarias, fundou o Clube Dois de Outubro, que promovia saraus trimestrais em sua casa.

Em 1887, os membros de sua banda fundaram o Clube Azarias de Mello a fim de promover reuniões musicais. Em Valinhos SP dirigiu a banda da Associação Jurema em 1877. Em 1889, em homenagem a seu mérito artístico, foi organizada uma corporação musical com seu nome, dirigida pelo maestro Manuel da Costa Roriz.

Teve intensa participação, como músico, nos movimentos políticos da Abolição e da República.

Seu nome está destacado na Capela do Santíssimo da Catedral Metropolitana de Campinas como um dos beneméritos, por sua atuação durante a epidemia de febre amarela que vitimou a cidade em 1888.

Fontes: Personagem: Azarias Dias de Mello - Memória Campinas - Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora.

Geraldo Meirelles

english mobile


Geraldo Meirelles, apresentador, radialista e compositor, nasceu em Casa Branca, SP, em 24/2/1926. Conhecido como “O marechal da música sertaneja”, foi levado para o meio sertanejo pelo cunhado, o compositor Athos Campos, em 1961, na Rádio Nove de Julho, em São Paulo SP, no programa Crepúsculo Sertanejo.

Em 1962 foi para a televisão como apresentador do programa Canta Viola, na TV Cultura, de São Paulo, do qual participavam vários artistas sertanejos, tendo sido este o primeiro programa sertanejo de TV com duração superior a uma hora.

Em 1966 transferiu o programa para a TV Tupi, também de São Paulo, e, em 1971, para a TV Record, durando até 1995. Realizou espetáculos pelas cidades do interior com o mesmo nome do programa.

De 1970 a 1973 foi diretor artístico da gravadora Copacabana.

Em 1985 sofreu um acidente automobilístico em São Paulo. A partir daí, seu filho Marcelo Meirelles assumiu a parte de direção do programa, recebendo assessoria do pai. Após o acidente, voltou para Casa Branca, mas continuava fazendo o quadro “Na Beira do Forno”, em que eram apresentados artistas sertanejos de raiz (tradicionais).

Impulsionou a dupla Irmãs Galvão e os iniciantes Chitãozinho e Xororó.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora.