quinta-feira, 17 de maio de 2007

Adolfo Utrera

english mobile

Adolfo Utrera, compositor e poeta, nasceu em Havana, Cuba, em 28 de maio de 1901 e faleceu em Nova York, em 3 de dezembro de 1931. Foi o mais velho de dez irmãos e desde cedo teve que enfrentar a vida, pois seu pai morreu em 1922.

Tomou aulas de canto em Havana e depois com uma professora chilena em Nova York. De dezembro de 1926 a novembro de 1931, gravou 126 discos pela etiqueta Columbia, sem contar outras gravações com diferentes artistas.

Entre elas está o histórico Aquellos ojos verdes, canção escrita pelo próprio, com música de Nilo Menéndez. Adolfo era poeta e a dedicou aos olhos de sua irmã mais nova Conchita, que passava a temporada naquela época em Nova York com ele.

Por razões desconhecidas, se suicidou, acabando assim uma promissora carreira. Conchita gravou algumas canções como intérprete (1929-30) mas dedicou-se mais a poesia.

Veja também: Agustín Lara / Altemar Dutra / Armando Manzanero / Bolero, O / Bolero, A história do / Bolero, Cifras e letras de / Canções Latinas, Cifras / Gregorio Barrios / Lucho Gatica / Luis Miguel / Mario Clavell / Rafael Hernández / Roberto Yanés / Trío los Panchos / Trio Yrakitan.

Fonte: SonCubano

Nenhum comentário: