quinta-feira, 17 de maio de 2007

Humberto Suárez

english mobile

Humberto Suárez, pianista, teatrólogo, compositor e diretor. Nasceu em Havana em 20 de novembro de 1920 e faleceu em Porto Rico, em nove de abril de 1991.

Fez estudos de piano já com nove anos com sua mãe e depois com uma professora em Pinar del Río, onde viveu sua adolescência. Participou como pianista em programas de rádio. Graduou-se em Direito Civil na Universidade de Havana e exerceu por algum tempo sua profissão.

Em 1940 integrou como pianista a orquestra Cosmopolita, que mais tarde a conduziu. Compôs canções como Ahora, Yo no sé qué pasa contigo, Sombras y más sombras, Atardecer e Con mi corazón te espero. Casou-se em 1947 com a cantora Elizabeth del Río. Realizou um importante trabalho na orquestração e direção musical de numerosas gravações em Havana nos anos 50.

Veja também: Agustín Lara / Altemar Dutra / Armando Manzanero / Bolero, O / Bolero, A história do / Bolero, Cifras e letras de / Canções Latinas, Cifras / Gregorio Barrios / Lucho Gatica / Luis Miguel / Mario Clavell / Rafael Hernández / Roberto Yanés / Trío los Panchos / Trio Yrakitan.

Fonte: SonCubano

Nenhum comentário: