segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Feitio de oração

english mobile

O compositor Vadico (Osvaldo Gogliano) era um jovem de 22 anos e trabalhava no Rio havia pouco tempo, quando foi apresentado por Eduardo Souto a Noel Rosa, nos estúdios da Odeon. Razão da apresentação: o maestro acabara de ouvi-lo tocar ao piano uma música de sua autoria, ainda sem letra, e achara que o encontro poderia render uma boa parceria.

Noel, então, impressionado com a beleza e o clima místico da melodia, fez a letra de "Feitio de Oração", iniciando com uma obra-prima a parceria desejada. Pertence a esta letra os famosos versos: "Batuque é um privilégio / ninguém aprende samba no colégio..." A dupla Noel e Vadico durou quatro anos, deixando onze composições.

Feitio de Oração - 1933 - Noel Rosa e Vadico--clique para ouvir amostra da música


Tom: E

E F#m
Quem acha vive se perdendo
D#7 Am6/C B7
Por isso agora eu vou me defendendo
E/G# G#m E7
Da dor tão cruel desta saudade
A Am B7 E
Que, por infelicidade, meu pobre peito invade
F#m
Batuque é um privilégio
F#7 Am6/C B7
Ninguém aprende samba no colégio
E/G# F#m E7
Sambar é chorar de alegria
A Am B7 E
É sorrir de nostalgia dentro da melodia
F#m B7 E
Por isso agora lá na Penha vou mandar
E/G# F#m7 B7 E
Minha morena prá cantar com satisfação
D7 C#7 F#m
E com harmonia essa triste melodia
D#7/G G# B7
Que é meu samba em feitio de oração
E F#m F#7 Am6/C B7
O samba na realidade não vem do morro nem lá da cidade
E/G# G#m E7 A Am
E quem suportar uma paixão sentirá que o samba então
B7 E A A#º E/B C#7 F#7 B7 E
Nasce no coração

Nenhum comentário: