quinta-feira, 7 de junho de 2007

Moraes Moreira

english mobile

Antônio Carlos Moreira Pires nasceu em Ituaçú BA em 08 de Julho de 1947. Desde cedo tocava sanfona, que mais tarde substituiu pelo violão e pela guitarra. Em 1966 mudou-se para Salvador BA e entrou em contato com o rock and roll, e também com as criações de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque, Edu Lobo.

Arranjou emprego num banco, e em noitadas de violão na própria pensão onde morava, conheceu Paulinho Boca de Cantor e Luís Galvão, com os quais criaria o grupo Os Novos Baianos, que estreou em 1968.

Em 1975 deixou o grupo para seguir carreira individual. Em 1976 fez grande sucesso no Carnaval baiano, como cantor do Trio Elétrico de Dodô e Osmar. Lançou em 1978 Pombo correio, que se tornou grande êxito carnavalesco nacional.

A partir de 1983, passou a desenvolver o Projeto Brasil, uma série de shows pelas capitais do pais, com repertório carnavalesco, frevos e marchas como Grito de guerra e Festa do interior.

Comemorou 50 anos de idade em 1997, com o CD Estados, que incluiu o sucesso Sinal de vida. Lançou também pela Virgin o CD 50 Carnavais, com sete inéditas e cinco regravações de antigos sucessos.

Algumas músicas

A lua e o mar, Acabou chorare, Assim pintou Moçambique, Brasil pandeiro, Carnaval em cada esquina, Chame gente, Chão da praça, De noite e de dia, Festa do Interior, Lá vem o Brasil descendo a ladeira, Lambada de amor não dói, Lenda do Pégaso, Meninas do Brasil, Namoro astral, O caminhão da alegria, Pelas capitais, Pombo correio, Preta Pretinha, Santa Fé, Sintonia, Todo mundo quer.

Nenhum comentário: