Antônio Carlos Moreira Pires nasceu em Ituaçú BA em 08 de Julho de 1947. Desde cedo tocava sanfona, que mais tarde substituiu pelo violão e pela guitarra. Em 1966 mudou-se para Salvador BA e entrou em contato com o rock and roll, e também com as criações de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque, Edu Lobo.
Arranjou emprego num banco, e em noitadas de violão na própria pensão onde morava, conheceu Paulinho Boca de Cantor e Luís Galvão, com os quais criaria o grupo Os Novos Baianos, que estreou em 1968.
Em 1975 deixou o grupo para seguir carreira individual. Em 1976 fez grande sucesso no Carnaval baiano, como cantor do Trio Elétrico de Dodô e Osmar. Lançou em 1978 Pombo correio, que se tornou grande êxito carnavalesco nacional.
A partir de 1983, passou a desenvolver o Projeto Brasil, uma série de shows pelas capitais do pais, com repertório carnavalesco, frevos e marchas como Grito de guerra e Festa do interior.
Comemorou 50 anos de idade em 1997, com o CD Estados, que incluiu o sucesso Sinal de vida. Lançou também pela Virgin o CD 50 Carnavais, com sete inéditas e cinco regravações de antigos sucessos.
Algumas músicas
A lua e o mar, Acabou chorare, Assim pintou Moçambique, Brasil pandeiro, Carnaval em cada esquina, Chame gente, Chão da praça, De noite e de dia, Festa do Interior, Lá vem o Brasil descendo a ladeira, Lambada de amor não dói, Lenda do Pégaso, Meninas do Brasil, Namoro astral, O caminhão da alegria, Pelas capitais, Pombo correio, Preta Pretinha, Santa Fé, Sintonia, Todo mundo quer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário