segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Mimi

english mobile

A valsa "Mimi" é o grande sucesso de Uriel Lourival, um riograndense do norte, funcionário da Central do Brasil, que nas horas vagas era seresteiro e compositor. Seus versos rebuscados tinham por modelo os de Cândido das Neves, o Índio, por coincidência, também um ferroviário.
Só que em matéria de imagens pernósticas, de gosto duvidoso, o discípulo superava o mestre, o que se pode constatar na estrofe inicial de Mimi: "Dentro d'alma dolorida / eu tenho um riso teu / meu amor / teu sorriso de lindo albor / uma existência, um céu / tens na boca embelecida pérolas de luz / rubra ilusão do astral / perolário a iluminar / um eclipse do Sol com o luar...". Seguem-se mais quatro estrofes de feitio idêntico, todas sobre melodia difícil, cheia de graves e agudos.
Além desta, houve mais duas "Mimis" na música brasileira dos anos trinta as das marchinhas "Linda Mimi" (João de Barro) e "Cadê Mimi" (João de Barro e Alberto Ribeiro). Bem diferentes da valsa, essas Mimis tiveram como musa uma bela chinesinha, vendedora de uma loja de discos.

Mimi - 1a. Parte (valsa) - 1934 - Uriel Lourival---clique para ouvir amostra da música


-----G ----------------D7
Dentro d’alma dolorida
---------------------G----- D7
Eu tenho um riso teu
--G---------- Am
Meu a ----- mor
----B7 ----------------E7
Teu sorriso é um lindo albor
---A7----------------- D7
Uma existência um céu
----G------------------- D7
Tens na boca embelecida
--------------G
Pérolas de luz
------G7--------------- C
Rubra ilusão do austral
----------------- G -----E7
Perolário a iluminar
-----------Am---- D7 --------G
Uma eclipse do sol com o luar
G7 ----------------------C
Num portento de alegria
----E7-------------------- Bb7---- A7
Deus teve uma idéia um di - -----a
F --------Gb° ----------------C -----A7
E------- pediu com santa pena
-------------------------D7
Que eu te trocasse amor
--------------------G7
Por Santa Madalena oh não
--------------------------C
Ah! Eu respondi chorando
-----E7---------------- Bb7------ A7
Deus! Senhor! Estou pe - can - do
-----F-------- Gb°-------- C---- A7
Mas, doce Pai não trocarei
----------D7-------- G7
Sem Mimi sem Mimi
----------C F C
Morrerei!

Nenhum comentário: