Legião Urbana. Grupo vocal-instrumental, um dos mais importantes do pop-rock brasileiro da década de 1980, influenciado por grupos como os ingleses The Smiths, Clash e Gang of Four. Formado em Brasília DF em 1982 por Renato Russo, vocais e guitarra base; Marcelo Bonfá (Marcelo Augusto Bonfá, Itapira SP 1965-), bateria; Dado Villa-Lobos (Eduardo Dutra Villa-Lobos, Bruxelas, Bélgica 1965-), guitarra; Renato Rocha (Rio de Janeiro 1961-), contrabaixo.
Antes desse grupo, em 1978, Russo, também contrabaixista, formara o primeiro conjunto punk de Brasília, o Aborto Elétrico, ao lado do baterista Felipe Lemos (que mais tarde fundou o Capital Inicial; do guitarrista André Pretorius. Outros integrantes fundadores do Legião, que permaneceram no grupo apenas um ano, foram os guitarristas Ico Ouro-Preto e Eduardo Paraná.
Contratado pela EMI, primeiro disco do grupo foi o compacto Será (Renato Russo), um dos maiores sucessos de 1985. Seus três primeiros LPs, Legião Urbana (1984, incluindo Será, Geração Coca-Cola e Ainda é cedo, regravada por Marina), Dois (1986, com destaque para Tem perdido, regravada por Leila Pinheiro, Quase sem querer e Eduardo e Mônica) e Que país é este? (1987, cujos sucessos foram a faixa-título e Faroeste caboclo), consolidaram o grupo entre os mais influentes da década.
Em 1989, Renato Rocha se desligou, Renato Russo assumiu o contrabaixo e o grupo continuou como trio, gravando o disco As quatro estações, que manteve o sucesso, puxado por faixas como Pais e filhos e Meninos e meninas.
Os outros discos do grupo são Legião Urbana V(1991), Música para acampamentos (duplo ao vivo, 1992), Descobrimento do Brasil (1993) e A tempestade ou O livro dos dias (1996), cujo lançamento coincidiu com o falecimento de Renato Russo, vítima de AIDS.
Em 1997 foi lançado o disco Uma outra estação, reunindo gravações antigas e recentes do grupo. CDs: Música para acampamentos (2 CDs), 1992, EMI 781226-2; As quatro estações, 1995, EMI 835836 (página dedicada a Débora Navas, Itú-SP).
Algumas músicas
1965 - Duas tribos, A dança, A fonte, A montanha mágica, A tempestade, A Via Láctea, Acrilic on canvas, Ainda é cedo, Aloha, Andrea Doria, Angra dos Reis, As flores do mal, Baader-Meinhof blues, Clarisse, Comédia romântica, Conexão Amazônica, Daniel na cova dos leões, Depois do começo, Dezesseis, Do espírito, Eduardo e Monica, Esperando por mim, Eu era um lobisomem juvenil, Eu sei.
Fábrica, Faroeste caboclo, Geração Coca-Cola, Giz, Índios, La Maison Dieu, La nuova gioventú, Leila, Longe do meu lado, Love in afternoon, Maurício, Meninos e meninas, Metal contra as nuvens, Metrópole, Mil pedaços, Monte Castelo, Música ambiente, Música de trabalho, Música urbana 2, Natália, O descobrimento do Brasil, O mundo anda tão complicado, O reggae, O teatro dos vampiros, Os anjos, Os barcos.
Pais e filhos, Perdidos no espaço, Perfeição, Petróleo do futuro, Plantas debaixo do aquário, Por enquanto, Primeiro de Julho, Quando o sol bater na janela do seu quarto, Quando você voltar, Quase sem querer, Que país é esse, Química, Se fiquei esperando meu amor passar, Será, Sereníssima, Sete Cidades, Só por hoje, Soldados, Soul Parsifal, Tempo perdido, Teorema, Um dia perfeito, Uma outra estação, Vamos fazer um filme, Vento no litoral, Vinte e nove.
Nenhum comentário:
Postar um comentário