terça-feira, 26 de junho de 2007

Golden Boys

english mobile

Golden Boys. Conjunto vocal formado em 1958 pelos irmãos compositores Roberto Correia José Maria (1940-), Ronaldo Correia José Maria (1942-) e Renato Correia José Maria (1944-) (irmãos de Evinha e dos componentes do Trio Esperança), e seu primo Valdir Anunciação (1941- ), todos nascidos no Rio de Janeiro (RJ).
Começaram num programa de calouros da Rádio Mauá, no Rio de Janeiro, e ainda em 1958 lançaram o primeiro LP, pela Copacabana, com uma faixa que chegou a se destacar nas paradas de sucesso: Meu romance com Laura (Jairo Aguiar).
Durante dois anos excursionaram pelo interior do país e, de volta ao Rio de Janeiro, conseguiram contrato com Walter Pinto, para atuar na revista musicada Tem bububu no bobobó, fazendo coro de apoio aos cantores; como eram menores de idade, os rapazes ficavam ao lado do palco, perto da orquestra dirigida pelo maestro Vicente Paiva.
Excursionaram ao Uruguai, apresentando-se por dois meses em boates e na televisão. Lançaram 11 LPs pela Philips e Odeon, com os seguintes sucessos: Se eu fosse você (Rossini Pinto), Michelle (Lennon e McCartney), Andança (Edmundo Souto e Danilo Caymmi), Mágoa (Tito Madi), Alguém na multidão (Rossini Pinto), Pensando nela (A. Xavier e Salomão José, versão de Rossini Pinto), O cabeção (Roberto Correia e Sílvio Son).
Realizaram tournées no Chile, Argentina, Venezuela, EUA., Martinica e Nassau, e, em 1971, com a saída de Renato, que passaria a diretor de produção na Odeon, o grupo se transformou em trio.
Compondo juntos ou separados, Roberto, Ronaldo e Renato são autores de vários sucessos lançados por Roberto Carlos e Erasmo Carlos, Wanderléia e outros cantores. Renato compôs É papo firme, lançada em 1967 por Roberto Carlos, e Casaco marrom (com Danilo Caymmi e Guttemberg Guarabira), grande êxito do repertório de Evinha (1970). Foi responsável, com Ronaldo, pela trilha sonora do filme Juventude e ternura, musical com Wanderléia e Erasmo Carlos, dirigido por Aurélio Teixeira, em 1967.
Ronaldo toca bateria, violão, baixo e ritmo, já participou de quase todos os festivais de música no Brasil e escreveu cerca de 30 músicas, entre elas um de seus grandes sucessos, Não precisas chorar, gravado por Roberto Carlos, em 1966 na CBS, e pelo conjunto, em 1967 na Odeon. O irmão mais velho, Roberto, teve seu maior êxito como autor de Eu já nem sei. Um dos mais antigos grupos em atividade, continuam participando de shows e gravações.
Veja também:

Nenhum comentário: