terça-feira, 22 de maio de 2007

Dicionário da Bossa Nova

english mobile

Dicionário da Bossa Nova

Academia - Chamava-se "academia de Menescal e Lyra" o lugar onde, no final da década de 50, os dois compositores, Roberto Menescal e Carlos Lyra, ensinavam os interessados a tocar violão com a batida de João Gilberto.

Amendoim Torradinho - Nome da música de Henrique Beltrão e que levou ao sucesso Sylvia Telles, escolhida como a cantora revelação de 1955.

American Jazz Combo - Conjunto formado pelos irmãos Castro Neves: Mário (piano), Oscar (violão), Léo (contrabaixo) e Iko (bateria). Tocavam em seu apartamento de Laranjeiras, no Rio, e eram fãs de Tom Jobim no final da década de 50.

Barquinho, O - Música que consagrou a dupla Roberto Menescal (melodia) e Ronaldo Bôscoli (letra), que saiu da primeira leva da parceria entre os dois e que evoca as constantes viagens dos amigos para pescar em Cabo Frio, Arraial do Cabo e Rio das Ostras, no Rio de Janeiro.

Batida Diferente - Nome da composição de Durval Ferreira e Maurício Einhorn, primeiro número do concerto de Bossa Nova em Carnegie Hall de Nova York. Nome como ficou conhecida a batida de violão característica da Bossa Nova.

Beco das Garrafas - Travessa da Rua Duvivier, em Copacabana, onde ficavam as boates Bottle's Little Club e Baccarat e que foi o reduto mais famoso da Bossa Nova.

Bicão - Nome como eram conhecidos os técnicos de luz das boates do Beco das Garrafas, Rio de Janeiro. Apelido de Zé Luiz Mil e Um, que originou o sinônimo para pessoas que entram em lugares sem serem convidadas.

Bola Sete - Violonista brasileiro e um dos instrumentistas a se apresentar no célebre concerto do Carnegie Hall de Nova York, em novembro de 1962. Naquela noite Bola Sete, ao lado de Carmen Costa e José Paulo, mostrou a canção In The Mood. Bola Sete tocou violão nas costas.

Campana, Alberico - Ao lado de seu irmão Giovanni Campana, dono das boates Little Club e Bottle's, que ficavam no famoso Beco das Garrafas, no Rio de Janeiro, onde os jovens talentos da Bossa Nova costumavam apresentar-se. Alberico Campana hoje é dono da churrascaria Plataforma, também no Rio.

Carvalho Jr., Horácio - Nome do advogado e ex-namorado da cantora Sylvinha Telles, que morreu ao seu lado num acidente de carro em dezembro de 1966, na rodovia Amaral Peixoto, rumo a Maricá, Rio. Filho do empresário e dono de jornal Horácio de Carvalho e de Lily Carvalho, hoje senhora Roberto Marinho.

Caxeta - Instrumento de percussão. Pedaço de madeira cortado ao meio, onde se bate com uma baqueta com ponta de borracha marcando o tom característico da Bossa Nova.

Chico Fim de Noite - Apelido do compositor Chico Feitosa, por causa de seus atrasos nas reuniões promovidas na casa de Nara Leão e consagrado quando lançou a canção Fim de Noite, em parceria com Ronaldo Bôscoli.

Chega de Saudade - Nome da composição de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Gravada pela primeira vez no LP Canção do Amor Demais, de Elizeth Cardoso, lançado em maio de 1958. Nessa faixa era acompanhada pelo violão de João Gilberto. Nome do 78 rotações lançado por João Gilberto em agosto de 1958 e que alguns historiadores consideram o início oficial da Bossa Nova.

Dale, Lennie - Bailarino americano descoberto por Carlos Machado, em Roma, em 1960. Trabalhou como coreógrafo das boates do Beco das Garrafas, introduzindo entre a turma da Bossa Nova o hábito de ensaiar. Mais tarde, também foi o responsável pela coreografia usada pela cantora Elis Regina no início de carreira e que lhe valeu o apelido e "heliscóptero".

Desafinado - Composição de Tom Jobim e Newton Mendonça gravada por João Gilberto em novembro de 1958 e que acabou se transformando num retrato da Bossa Nova, que começava a ganhar as paradas de sucesso naquele ano.

Dindi - Composição de Tom Jobim e Aloysio de Oliveira. Primeira canção gravada por Frank Sinatra, em 1964, no álbum Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim.

Estatutos de Gafieira - Nome da primeira canção de sucesso do compositor Billy Blanco em 1954, que, a partir dela, começou a ser conhecido como especialista em letras com um tom de humor.

Evans, Bill - Pianista americano com quem João Gilberto chegou a se apresentar várias vezes, em sua primeira temporada nos Estados Unidos, de 1963 a 1969.

Farney, Dick - Farnésio Dutra. Cantor e compositor brasileiro, que fez sucesso nos anos 40 e foi um dos grandes influenciadores da Bossa Nova. Foi para os Estados Unidos em meados de 1947 e voltou ao Brasil em 1950.

Feitinha pro Poeta - Composição de Baden Powell e Lula Freire, um dos sucessos do disco gravado em 1965, pelo Jongo Trio.

Figueiredo, Laurinha - Mulher do produtor Abelardo Figueiredo, com quem o cantor João Gilberto costumava conversar por mais de seis horas no telefone, no final da década de 50, inaugurando um hábito que o acompanha até hoje.

Garota de Ipanema - Composição da dupla Tom Jobim e Vinícius de Moraes inspirada em Helô Pinheiro, a garota que os parceiros viram passar em frente ao bar Veloso (hoje Garota de Ipanema),esquina das ruas Montenegro (hoje Vinícius de Moraes) e Prudente de Moraes, no inverno de 1962. Pery Ribeiro e Tamba Trio foram os primeiros a gravá-la.

Gatos, Os - Nome do conjunto formado por Eumir Deodato (piano), Durval Ferreira (violão), Paulo Moura (saxofone), Wilson das Neves (bateria), Copinha e Jorginho (flauta), Gabriel (contrabaixo) e Neco (guitarra), no final da década de 50. O grupo chegou a gravar dois discos:O Som dos Gatos e Aquele Som dos Gatos.

Getz, Stan - Saxofonista americano que se encantou pela Bossa Nova. Em 1962 gravou a música Desafinado com Charlie Byrd, vendendo um milhão de cópias. Gravou o disco Jazz Samba Encorel, com Luiz Bonfá, e, em 1964, o famoso Getz/Gilberto com João Gilberto. Um concerto feito com João Gilberto no Carnegie Hall, em Nova York, resultou na gravação do disco Getz/Gilberto no.2.

Harmônica - Instrumento de sopro introduzido na Bossa Nova por Maurício Einhorn, autor do grande sucesso Estamos Aí.

Insensatez - Composição de Vinícius de Moraes e Tom Jobim, gravada por João Gilberto em 1961. Faixa também incluída no famoso disco Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim.

João Marcello - Primeiro filho de João Gilberto com a cantora Astrud Gilberto. Elis Regina também batizou seu primeiro filho de João Marcello em homenagem a João Gilberto.

Jobim, Tereza Hermany - Primeira mulher do maestro e compositor Tom Jobim e sua namorada de infância. Inspiradora da música Tereza da Praia.

Jongo Trio - Grupo formado pelo pianista Cido Bianchi, o contrabaixista Sabá e o baterista Toninho Pinheiro. O trio teve apenas um ano de vida, gravou um único disco, mas fez grande sucesso. Em abril de 1965, o Jongo Trio acompanhou Elis Regina num show no Teatro Paramount, em São Paulo, que resultaria um disco gravado ao vivo e recorde de vendas.

Jura de Pombo - Primeira composição da famosa dupla Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli. Confessadamente, um verdadeiro "parto" para os dois parceiros.

Kenton, Stan - Pianista e arranjador americano. Ele e sua banda fizeram sucesso a partir da década de 40. Em março de 1968, Sérgio Mendes, Tião Neto, Dom Um e Rubens Bassini, integrantes do grupo Brasil'77, tocaram no Opera House de Chicago com o grande ídolo dos quatro: Stan Kenton.

Kessel, Barney - Grande guitarrista americano, que influenciou o movimento da Bossa Nova, especialmente Roberto Menescal. Em 1964 tocou no Shelly's Manne Hole, em Los Angeles, com Sérgio Mendes, Chico Batera e Tião Neto.

Leão, Jairo - Advogado, pai de Nara e Danuza Leão. Incentivou Nara Leão lhe presenteando com um violão aos doze anos e contratando Patrício Teixeira para lhe dar aulas. Doutor Leão acabou entrando para a história da Bossa Nova ao permitir que a nova turminha da filha se reunisse em seu apartamento.

Lebendiger, Enrique - Editor musical paulista, proprietário da Fermata, que editou com Vinícius de Moraes e Tom Jobim as canções de Orfeu da Conceição.

Libion, Lídia - Representante no Brasil da Sacha Gordine, produtor musical francês que levou a Bossa Nova ao país. Quando Lenie Dale fez seu show no Bottle's, Lídia ficou responsável pelo pato que entrava em cena toda a vez em que se apresentava a música O Pato. Ela abrigava o animal em sua casa.

Little Club - Uma das três boates do Beco das Garrafas, no Rio de Janeiro, onde se apresentavam compositores e intérpretes da Bossa Nova. Ali havia um palco de 1,50 por 2 metros, onde dançava a bailarina Marly Tavares.

Lobo Bobo - Segunda parceria de Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli (a primeira foi Se É Tarde Me Perdoa). Feita de brincadeira, a letra conta como o lobo Bôscoli se deixara enfeitiçar pela namorada Nara Leão. A música lembra o tema de abertura de O Gordo e o Magro.

London, Julie - Cantora americana que conquistou a turma da Bossa Nova em 1958. Muitos se ligaram em seu disco Julie Is Her Name, não só pela voz aveludada e suave da cantora mas pelo violão de Barney Kessel.

Machado, Carlos - Empresário da noite que produzia grandes espetáculos nas boates Fred's, Night and Day, Monte Carlo ou Cassino da Urca, no Rio de Janeiro. Descobridor de talentos, foi o responsável pelo lançamento de Norma Bengell e pela vinda do bailarino americano Lennie Dale ao Brasil.

Madi, Tito - Cantor, nascido em Pirajuí, interior paulista, famoso pela composição Chove lá Fora que lhe rendeu vários discos de ouro, um deles recebido das mãos do presidente Juscelino Kubitschek, na Revista do Rádio, no final de 1953. A música também foi gravada pelo conjunto americano The Platters.

Mamadeira Atonal - Composição de Ronaldo Bôscoli e Mário Castro Neves que resumia no início dos anos 50, o que os jovens da Bossa Nova pensavam: "Reclamem com o papai se eu nasci moderno assim / Perguntem pra mamãe / Se o dissonante mora em mim / Tomei a mamadeira e fui ninado em atonal / E o meu sonho é embalado por um ritmo infernal.."

Matarazzo, André - Sobrinho do conde Francisco Matarazzo e com quem a cantora Maysa Figueira Monjardim se casou aos dezoito anos, em 1954, ao sair do Coléé Sacré-Coeur. Era vinte anos mais velho que ela.

Namorados da Lua, Os - Grupo fundado pelo cantor Lúcio Alves em 1941, quando ele tinha catorze anos de idade. Lúcio era o crooner, violonista e arranjador Durante os anos 40 competiu com Os Anjos do Inferno em prestígio entre os conjuntos vocais. O grupo foi desfeito em 1947. Uma nova edição do conjunto aconteceu na década de 50, com João Donato na liderança.

Nona Aumentada - Acorde de qualquer nota, acrescentado de uma outra nota que não pertence ao tom original (aumentada ou diminuída), que que dá uma tonalidade quase dissonante à composição. Muito usado na Bossa Nova.

Nick Bar - Ponto de encontro, em São Paulo, de artistas, intelectuais e socialites. De proprietário de Joe Kantor, ali se apresentaram os principais pianistas da década de 50. Entre eles, Dick Farney que, inclusive, gravou, em homenagem ao bar, uma célebre canção (Nick Bar), de autoria de Garoto e J.Vasconcelos.

Oooooooh! Norma - Disco Iançado por Norma Bengell em 1959. Uma tentativa da gravadora Odeon de lançar no Brasil uma versão da famosa Julie London. O repertório era internacional e a foto de capa trazia a grande vedete de Carlos Machado parecendo estar nua.

Opinião de Nara - Disco lançado em 1964, em que Nara Leão, a musa da Bossa Nova, pretendia romper com o movimento. "Chega de cantar para dois ou três intelectuais uma musiquinha de apartamento", declarou Nara.

Pistoleiro Bossa Nova - Chanchada dirigida por Victor Lima, com Ankito e Grande Otelo nos papéis principais, produzida em 1960. De Bossa Nova não tinha nada, apenas o título.

Pobre Menina Rica - Disco de Carlos Lyra e Vinícius de Moraes transformado em musical. Para o papel principal foram cogitadas Elis Regina e Marília Pêra. O show do lançamento do disco foi feito por Nara Leão que estreou em 1963, uma temporada de três semanas na boate Au Bom Gourmet.

Quartera - Um dos vocalistas do grupo Os Cariocas. Ao lado de Severino Filho, Ismael Neto, Badeco e Valdir pertenceu à formação original do conjunto, na década de 50. Depois saíram Ismael Neto e Valdir e entrou Luis Roberto, na segunda fase.

Quinteto Bottle's - Grupo do pianista Tenório Jr., surgido no Beco das Garrafas, reduto oficial da Bossa Nova.

Rapaz de Bem - Composição de Johnny Alf, nome de seu primeiro LP, lançado em 1955 e um dos clássicos da Bossa Nova. A música foi gravada também por Jonas Silva, antecessor de João Gilberto no conjunto Os Garotos da Lua, pelo próprio João e por Carlinhos Lyra.

Romão, Dom Um - Baterista que surgiu no Beco das Garrafas. Com o Copa Trio acompanhou Elis Regina num de seus primeiros shows comandados e pela dupla Miéle-Bôscoli, na boate Little Clube, ponto de encontro da Bossa Nova. Pertenceu ao sexteto de Sérgio Mendes, ainda no Brasil, e depois viajou com o grupo Brasil'77 para os Estados Unidos. Tocou na célebre gravação do disco de Tom Jobim com Frank Sinatra, nos Estados Unidos.

Russo do Pandeiro - Parceiro de João Gilberto em Você Esteve com Meu Bem?, em 1953. Fez parte do grupo de Carmen Miranda no Brasil e nos a Estados Unidos. Apareceu em várias comédias americanas, ao lado de Groucho Marx, Bing Crosby, Bob Hope, Esther Williams. Com o dinheiro que ganhou na América, comprou a casa que pertencera ao astro do cinema Rodolfo Valentino, em Beverly Hills. Em 1950 voltou ao Brasil e, com a venda da casa, montou um estúdio de gravações no Rio.

Sá, Wanda - Cantora. Desde os quinze anos era conhecida como o "tiete número 1 da Bossa Nova". Aos dezoito gravou seu primeiro disco, Vagamente (RGE), em dia histórico: entrou com os músicos no estúdio em primeiro de abril de 1964, enquanto os militares tomavam o poder no País. Gravou, também, um disco nos Estados Unidos, Softly (Capitol) e desistiu da carreira americana ao se casar com cantor e compositor Edu Lobo.

Samba de Uma Nota Só - Ao lado de Desafinado, tornou-se uma das mais clássicas músicas da Bossa Nova , que sobreviveu até mesmo ao fim do movimento. Parceria de Tom Jobim com Newton Mendonça (também seu parceiro em Desafinado), um dos maiores letristas da Bossa Nova, falecido em 1960.

Sambalanço - Grupo formado nos anos 60 pelo pianista César Camargo Mariano, pelo percussionista Airto Moreira e pelo baixista Kleiber. O grupo era freqüentador assíduo do João Sebastião Bar, em São Paulo, cujo proprietário era Paulo Cotrim.

Senna, Alvinho - Violonista baiano, integrante do grupo Os Garotos da Lua. Foi ele quem convidou João Gilberto a fazer parte do grupo. E foi em seu apartamento, na Tijuca, que João se instalou em 1950, quando trocou a Bahia pelo Rio de Janeiro.

Silva, Walter - Radialista que ficou famoso com o apelido de Pica Pau. Foi ele que organizou, em São Paulo os primeiros shows de Bossa Nova, como 0 Samba Novo, Mens Sana in Corpore Samba, BO-65, O Remédio é Bossa, Historinha, Primeira Dentição e outros. Alguns deles foram registrados em disco, como o Dois na Bossa, recorde de venda.

Sinatra-Farney Fan Club - Fundado na Tijuca, Rio de Janeiro, por admiradores de Frank Sinatra e Dick Farney, funcionou de fevereiro de 1949 a julho de 1950. Chegou a ter 50 sócios pagantes. Entre eles, o saxofonista Paulo Moura e o compositor Johnny Alf.

Sinfonia do Rio de Janeiro - Composição de Billy Blanco e Tom Jobim, composta em 1954, que se transformou no hino oficial da cidade.

Tamba - Instrumento de percussão inventado por Hélcio Milito (vários tantãs em várias tonalidades diferentes para a dinâmica da batida percussiva da Bossa Nova). Originou o nome do Tamba Trio, formado pelo pianista Luís Eça e o baterista e flautista Bebeto Castilho.

Tião Neto - Contrabaixista que surgiu Beco das Garrafas, um dos grandes nomes da Bossa Nova. Fez parte do Bossa Três, com Luiz Carlos Vinhas ao piano e Edson Machado na bateria. Também tocou com Sérgio Mendes, no grupo Brasil'66 e Brasil'77. No auge da Bossa Nova foi um dos que se mudaram para a Califórnia.

Toledo, Rosana - Cantora romântica do final dos anos 50, que aderiu à Bossa Nova.Turma da Bossa Nova - Disco que acabou provocando o primeiro racha da Bossa Nova, com a turma de Bôscoli e Menescal de um lado e a de Carlinhos Lyra de outro. O disco, um projeto da gravadora Odeon que iria juntar todas as tendências do movimento, acabou não acontecendo. Transformou-se num compacto duplo com o conjunto de Roberto Menescal.

Upa Neguinho - Música de Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri composta para o espetáculo Arena Canta Zumbi. Ganhou vida própria na voz de Elis Regina que, de certa maneira, enterrou a fase da Bossa Nova com seu canto para fora e nada intimista.

Vadico - Apelido de Oswaldo Gogliano, parceiro de Noel Rosa em Feitiço da Vila, Conversa de Botequim, Feitio de Oração. Nos anos 40, trabalhou como arranjador em Hollyhood. Foi regente da orquestra que acompanhou a bailarina Katherine Dunham em excursão à Europa (1949).

Villarino - Uísqueria no centro do Rio de Janeiro, reduto de boêmios e intelectuais como Paulo Mendes Campos, Antonio Maria, Sérgio Porto, Fernando Lobo, Dorival Caymmi, Reynaldo Dias Leme, Carlos Drummond de Andrade, Dolores Duran e Heitor Villa-Lobos, entre outros. Foi ali que o jornalista Lúcio Rangel, no começo da década de 50 apresentou formalmente o poeta e diplomata Vinícius de Moraes ao maestro Tom Jobim. Ali, os dois acertaram a primeira parceria, na peça Orfeu do Carnaval.

Wave - Música de Tom Jobim que figura entre as mais executadas em todo o mundo. Ao lado de Meditação, Desafinado, Samba de Uma Nota Só (com Newton Mendonça), Insensatez (com Vinícius de Moraes) e Águas de Março já foi executada mais de um milhão de vezes. Garota de Ipanema (com Vinícius) era a quinta música mais executada em todo o mundo, em 1990.

Zama, Caetano - Compositor paulista. A casa de sua família, uma mansão na Alameda Joaquim Eugênio de Lima, perto da Avenida Paulista, era base para encontros do pessoal da música e também do teatro paulista. Ao lado de Agostinho dos Santos e de Ana Lúcia, compôs o trio de paulistas que se apresentou no recital do Carnegie Hall, em Nova York em 1962. As reuniões de sábado à tarde e os reveillons dos Zama ficaram famosos.

Veja também em Bossa Nova:

Agostinho dos Santos / Alaíde Costa / Aloysio de Oliveira / Baden Powell / Billy Blanco / Bossa Nova, História da / Bossa Nova, mais letras / Cariocas, Os / Carlos Lyra / Chico Feitosa / Edu Lobo / Elizeth Cardoso / João Gilberto / Johnny Alf / Leila Pinheiro / Luiz Bonfá / Lula Freire / Maysa / Nara Leão / Newton Mendonça / Roberto Menescal / Ronaldo Bôscoli / Sylvia Telles / Tom Jobim / Vinícius de Moraes

Nenhum comentário: