terça-feira, 5 de abril de 2011

Belkiss de Mendonça

english mobile

Belkiss de Mendonça (Belkiss Spenzièri Carneiro de Mendonça), pianista e professora, nasceu em Goiás, GO, 15/2/1928, e faleceu em 17/11/2005. Tendo iniciado estudos musicais com a avó, Nhanhá do Couto, cursou a E.N.M.U.B., do Rio de Janeiro RJ, na classe do professor Paulino Chaves.

Fez, posteriormente, curso de aperfeiçoamento com os professores Joseph Kliass, Arnaldo Estrela e Camargo Guarnieri, tendo com este trabalhado toda a sua obra pianística.

Em 1946 foi para Goiânia GO e começou a lecionar piano, formando um grupo que, em 1956, fundou o Conservatório Goiano de Música, atual Escola de Música da Universidade Federal de Goiás. Foi sua primeira diretora, cargo que acumulou com o de titular da cadeira de piano, tendo participado de bancas examinadoras de concursos nacionais de piano e de livre-docência. Foi mestra de quase todos os atuais professores da escola.

Publicou o livro A música em Goiás, Goiânia, 1969. Deu recitais como pianista em todo o Brasil, e excursionou várias vezes pela Europa e EUA. Em missão cultural do Itamarati, percorreu todos os países das Américas do Sul e Central, além do México.

Em 1970 gravou pela Copacabana o disco Panorama da música brasileira, patrocinado pela Universidade Federal de Goiás.

Como diretora do Instituto de Artes, presidiu à comissão que organizou, em Goiânia, três festivais nacionais de música, um concurso nacional de piano, um concurso nacional de música e concursos de canto e de instrumentos de sopro e cordas. Foi presidente da Fundação Cultural do Estado de Goiás, do Conselho Estadual de Cultura e da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea.

Entre muitas condecorações e títulos honorífícos, recebeu a medalha Couto Magalhães.

Fontes: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora;  Falece Belkiss Carneiro de Mendonça.

Nenhum comentário: