terça-feira, 7 de agosto de 2007

Quem são eles?

english mobile

A carreira de Sinhô começa já com um sucesso, o samba "Quem São Eles", cantado no carnaval de 1918. Com seus versos pitorescos ( "A Bahia é boa terra / ela lá e eu aqui..."), o samba era dedicado a um bloco homônimo, ligado ao Clube dos Fenianos. Como os ânimos no meio musical continuassem agitados com a polêmica do Pelo telefone, o título Quem são eles? acabou sendo tomado como uma provocação pelos adversários de Sinhô, causando nova polêmica. Proposital ou não, esta provocação apenas prenunciava outras tantas que se sucederiam na vida do irrequieto sambista, ajudando-o em sua permanente busca de promoção.

"Quem São Eles" já revela o talento rítmico de Sinhô especialmente no habilidoso uso das síncopes naturais na letra, independentemente da música, presente nos "que" dos versos "Não era assim que meu bem chorava" e "Não precisa pedir que eu vou dar". No entanto, seu estilo como compositor só iria se definir a partir de 1920.


Quem são eles? - 1918 (Sinhô)

A Bahia é terra boa / Ela lá e eu aqui - Yayá
Ai, ai, ai / Não era assim que meu bem chorava
Não precisa pedir eu que eu vou dar
Dinheiro não tenho mas vou roubar
Carreiro olha a canga do boi / Carreiro olha a canga do boi
Toma cuidado que o luar já se foi
Ai que o luar já se foi / Ai que o luar já se foi
O castelo é coisa a toa / Entretanto isso não tira - Yayá
Ai, ai, ai / É lá que a brisa respira
Não precisa pedir que eu vou dar
Dinheiro não tenho mas vou roubar
Quem são eles? / Quem são eles?
Diga lá e não se avexe - Yayá
Ai, ai, ai / São peixinhos de escabeche
Não precisa pedir que eu vou dar
O resto do caso pra que cantar
O melhor do luar já se foi / O melhor do luar já se foi
Entre menina que aqui estão de horror
Ai, que aqui estão de horror / Ai, que aqui estão de horror

Nenhum comentário: