segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Com que roupa?

english mobile

noelcartaz1
Propaganda da época, feita a partir do primeiro grande sucesso de Noel Rosa, no carnaval de 1931. A música "Com que Roupa?" havia se tornado mania no Rio de Janeiro.

"Com Que Roupa" foi o primeiro sucesso de Noel Rosa. Um sucesso enorme que inspirou anúncios comerciais, paródias, charges, crônicas, entrevistas e até ajudou a fixar a expressão "com que roupa" como dito popular. Um verdadeiro achado, essa expressão se repete ao final de cada estrofe da composição, sendo uma das razões principais de seu êxito. Tudo indica, porém, que Noel não percebeu de início o potencial de "Com Que Roupa", pois, além de mantê-la inédita por um ano, vendeu-lhe os direitos pela quantia de 180 mil-réis, irrisória já na época.

Segundo seus biógrafos, João Máximo e Carlos Didier, Noel confessou certa vez a um tio que "Com Que Roupa" retratava de forma metafórica o Brasil - "um Brasil de tanga, pobre e maltrapilho". Daí, talvez, a semelhança de seus compassos iniciais com os do Hino Nacional Brasileiro (problema corrigido pelo músico Homero Dornelas ao passar a melodia para a pauta).
Com que Roupa? - 1931 - Noel Rosa---clique para ouvir amostra da música

A7+      Bm7          Dbm7   Bm7
Agora vou mudar minha conduta
A7+ Bbº Bm7 Gb7
Eu vou pra luta, pois eu quero me aprumar
Bm7 Gb7 Bm7
Vou tratar você com força bruta

E E7+ A7+
Pra poder me reabilitar

E5+ A7+
Pois esta vida não está sopa
Bm7 Dbm7 Bm7 A7+ Bbº Bm7
Eu pergunto com que roupa/ Com que roupa . . .eu vou ?
E Em A7
Pro samba que você me convidou
D7+ Ebº A7+ Gb7
Com que roupa . . .eu vou / Com que roupa que eu vou
Bm7 E A7+ E
Pro samba que você me convidou

A7+ Bm7 Dbm7 Bm7
Seu português, agora, deu o fora
A7+ Bbº Bm7 Gb7
Já foi-se embora e levou seu capital
Bm7 Gb7 Bm7
Esqueceu quem tanto amou outrora
E7 E5+ A7+
Foi no Adamastor pra Portugal
E5+ A7+
Pra se casar com a cachopa

A7+ Bm7 Dbm7 Bm7 A7+
Eu hoje estou pulando como sapo / Pra ver se escapo
Bbº Bm7 Gb7 Bm7 Gb7 Bm7
Desta praga de urubú / Já estou coberto de farrapos
E7 E5+ A7+
Eu vou acabar ficando nú

E5+ A7+
Meu paletó virou estopa
Bm7 Dbm7 Bm7
Eu nem sei mais com que roupa / Com que roupa que eu vou

Nenhum comentário: