terça-feira, 3 de julho de 2007

Dunga

english mobile

Dunga (Valdemar de Abreu), compositor, nasceu no Rio de Janeiro RJ, em 16/12/1907, e faleceu em 5/10/1991. Recebeu o apelido quando cursava os primeiros anos do primário na escola pública do subúrbio de Haddock Lobo, onde nasceu.

Cursou o ginásio no Instituto Matoso e a partir de 1930 trabalhou como conferente da Leopoldina Railway. Dois anos depois, sua marcha Nossa bandeira, que havia composto para o bloco Quem Fala de Nós Tem Paixão, venceu um concurso de Carnaval instituído pelo Jornal do Brasil.

Em 1934 estreou em disco com o samba Amar, pra quê?, na voz de Sílvio Pinto, e em 1936, na Victor, Orlando Silva gravou com sucesso seu samba Chora, cavaquinho. A partir dessas gravações, lançou diversas composições de êxito, como Foi você, em 1936, e Sinto uma vontade de chorar, em 1938, ambas gravadas por Orlando Silva na Victor. Também em 1938, Araci de Almeida gravou na Victor seu samba Dizem por aí.

Em 1940 tornou-se cobrador da SBAT junto aos teatros e lançou, na voz de Ciro Monteiro, pela Victor, o samba Quem é você (com Ataulfo Alves) e, em gravação de Arnaldo Amaral pela Columbia, Hoje não, só na quinta-feira (com Haroldo Lobo). No ano seguinte Emilinha Borba gravou na Odeon Levanta, José (com Haroldo Lobo). Em parceria com Nássara, compôs o samba Sereia, lançado por Sílvio Caldas, pela Victor, em 1942.

Outros sucessos apareceram nos anos seguintes, com Casinha de bambuê, lançado por Dircinha Batista; As cadeiras me doem, gravado por Linda Batista; Você é quem pensa (com Roberto Roberti), gravado por Alcides Gerardi; Odete (com Herivelto Martins), lançado por Francisco Alves; Morro (com Mário Rossi), gravado pelo Trio de Ouro; e seu grande sucesso Conceição (com Jair Amorim), célebre na gravação de Caubi Peixoto, em 1956.

Obras

Chora, cavaquinho, samba, 1936; Conceição (c/Jair Amorim), samba, 1956; Maria dos meus pecados (c/Jair Amorim), samba, 1957; Morreu o Anacleto (c/Paulo Tapajós), samba, 1952; Odete (c/Herivelto Martins), samba, 1944; Sinto uma vontade de chorar, samba, 1938.

Nenhum comentário: