quarta-feira, 20 de junho de 2007

João Gilberto

english mobile

João Gilberto

Por causa da batida rítmica diferente de violão que lançou no final da década de 1950, João Gilberto é considerado por muitos como o iniciador do movimento musical que ficaria conhecido em todo o mundo como bossa nova.
João Gilberto do Prado Pereira de Oliveira nasceu em Juazeiro BA, em 10 de junho de 1931. Trabalhou como crooner em Salvador e em 1949 transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde integrou o conjunto vocal Garotos da Lua. Atuou depois Como cantor e violonista no Rio e São Paulo.
Em 1958 acompanhou Elizeth Cardoso na gravação do LP Canção do amor demais, quando lançou em duas faixas - Chega de saudade e Outra vez- o estilo de harmonização e acentuação rítmica que caracterizaria a bossa nova. No mesmo ano lançou dois discos simples, como cantor, em característico estilo intimista, e, no ano seguinte, lançou o primeiro LP, Chega de saudade, com sucesso imediato.
Com o êxito mundial da bossa nova, João Gilberto transferiu-se, no início da década de 1960, para Nova York, onde tornou-se um dos mitos da música popular contemporânea. No final da década de 1980 voltou a morar no Rio de Janeiro.
Algumas músicas
A felicidade, A primeira vez, A tonga da mironga do kabuletê, Adeus, América, Águas de março, Amor certinho, Amor em paz, Aos pés da cruz, Avarandado, Bahia com H, Bolinha de papel, Bim bom, Brazil com S, Chega de saudade, Coisa mais linda, Corcovado, Curare, Da cor do pecado, De conversa em conversa, Desafinado, Dindi, Disse alguém (All of me), Doralice, É luxo só, Eclipse, Ela é carioca, Eu sambo mesmo, Eu sei que vou te amar, Falsa Baiana, Insensatez, Isto aqui, o que é?, Izaura, Jou jou balagandans, Lobo bobo, Manhã de Carnaval, Maria Ninguém, O astronauta, O barquinho, O pato, O samba da minha terra, Outra vez, Presente de Natal, Rosa Morena, Sandália de prata, Saudade da Bahia, Se é tarde, me perdoa, Segredo, Só em teus braços, Trenzinho (Trem de ferro), Trevo de quatro folhas, Wave.
Veja também:

Nenhum comentário: