quinta-feira, 10 de maio de 2007

Titãs

english mobile

Titãs: Um dos mais importantes grupos de rock brasileiro da década de 1980, cujo estilo incorpora punk hardcore, reggae, rock new-wave e jovem guarda, além de letras concisas e irônicas influenciadas pela poesia concreta.

Foi formado em São Paulo SP em 1982, com o nome Titãs do Iê-Iê, por Arnaldo Antunes (vocal); Ciro Pessoa (São Paulo 1957—), vocal; Paulo Miklos (Paulo Roberto de Sousa Miklos, São Paulo 1959—), vocal e saxofone; Marcelo Frommer (São Paulo 1961—), guitarra; Sérgio Brito (Sérgio de Brito Álvares Affonso, Rio de Janeiro 1959—), teclados; Toni Bellotto (Antônio Carlos Liberatti Bellotto, São Paulo 1960—), guitarra; Branco Melo (Joaquim Cláudio dos Reis de Melo Branco, São Paulo 1962—), vocal; Nando Reis (José Fernando Gomes dos Reis, São Paulo 1963—), contrabaixo; e André Jung (André Jungman, Recife PE 1961—), bateria.

Arnaldo Antunes e Paulo Miklos vinham do grupo músico-teatral Aguilar e a Banda Performática, com que chegaram a gravar um LP independente em 1982. Ciro Pessoa saiu em 1984 e formou o grupo Cabine C. Em 1985, André foi para o Ira!, substituído por Charles Gavin (São Paulo 1960—), justamente seu antecessor no Ira!.

Contratado pela WEA, o grupo gravou em 19840 primeiro LP, Titãs, em que se destacou Sonífera ilha; o disco seguinte, Televisão, teve como sucessos a faixa-título e Não vou me adaptar. A consagração veio com o terceiro LP, Cabeça dinossauro, de 1986. Lançaram ainda na década de 1980 os LPs Jesus não tem dentes no país dos banguelas (1987), Go Back (1988), gravado ao vivo, e Õ Blesq Blom (1989).

Em 1992, Arnaldo deixou o grupo para seguir carreira solo, O grupo continuou em atividade, gravando nos anos de 1990, sempre pela WEA, os discos Tudo ao mesmo tempo agora, Titanomaquia, Domingo e Acústico.

Algumas músicas cifradas:

32 dentes, A face do destruidor, A melhor banda de todos os tempos da última semana, A melhor forma, A verdadeira Mary Poppins, AA UU, Alma lavada, Amanhã não se sabe, Anjo exterminador, As aventuras do guitarrista Gourmet atrás da refeição ideal, Autonomia, Babi Índio, Balada de John e Yoko, Bananas, Bichos escrotos, Bom gosto.

Cabeça dinossauro, Caras como eu, Circo de feras, Ciúme, Clitóris, Comida, Cuidado com você, Daqui pra lá, Desordem, Deus e o Diabo, Dissertação do Papa sobre o crime seguida de orgia, Diversão, Dívidas, Domingo, É bom desconfiar, É preciso saber viver, Enquanto houver sol, Epitáfio, Era uma vez, Estado violência, Estados alterados da mente, Eu e ela, Eu não agüento, Eu não presto, Eu não sei fazer música, Eu não sou um bom lugar.

Família, Felizes são os peixes, Flores, Fuga nº II, Gina superstar, Go back, Hereditário, Homem primata, Igreja, Isso, KGB, Livres para escolher, Lugar nenhum, Marvin, Massacre, Mesmo sozinho, Miséria, Mundo cão, Não fuja da dor, Não vou lutar, Não vou me adaptar, Nem 5 minutos guardados, Nem sempre se pode ser Deus, Nome aos bois, Nós estamos bem

O mundo é bão Sebastião, O pulso, O que, Obrigado, Os cegos do castelo, Palavras, Pelo avesso, Polícia, Porrada, Prá dizer adeus, Provas de amor, Qualquer negócio, Querem acabar comigo, Querem meu sangue, Racio símio, Saia de mim, Senhora e senhor, Ser estranho, Será que é isso o que eu necessito?, Sete cidades, Sonífera ilha, Sua impossível chance, Televisão, Tô cansado,Toda cor, Tudo o que você quiser, Um certo alguém, Um copo de pinga, Um morto de férias, Vamos ao trabalho.

Nenhum comentário: