quinta-feira, 10 de maio de 2007

Sílvio Salema

english mobile

O cantor e musicólogo Sílvio Salema (Sílvio Salema Garção Ribeiro), nasceu no Rio de Janeiro/RJ em 30/10/1901 faleceu na mesma cidade em 29/10/1976. Iniciou carreira como cantor em 1928, gravando na Parlophon a canção Benzinho do coração (Ari Kerner), e o tango Quando me beijas (Pedro Cabral), além do fado-tango Guitarrada (Eduardo Souto).
No ano seguinte gravou na Parlophon o tango Por um beijo do tempo (Pedro Cabral), a valsa Olhar de fogo (Plínio Brito), Modinha brasileira (De Chocolat) e, na Victor, o samba Virou boba (Sinhô), a valsa-canção Voz solitária (João Martins), o samba Rosa, meu amor (Rogério Guimarães e Dudu Filho) e a toada Quando as frô pega nascê (Josué de Barros e Rogério Guimarães).
Em 1930 gravou, na Victor, a marcha Eu sou é ulio (Freitinhas) e a valsa Inconstante (Edmundo Henriques). Gravou, em 1932, Onde está o meu amor (Capiba e J. Coelho Filho) e Valsa verde (Capiba e Ferreira dos Santos).
Dedicado à música brasileira nos aspectos popular, coral e sobretudo folclórico, tornou-se estudioso e pesquisador, chegando a escrever uma tese sobre a origem do samba, arquivada na Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro.
Destacou-se também como professor, ensaiador e regente de canto orfeônico, tendo ao lado de Heitor Villa-Lobos incentivado o canto orfeônico escolar. Foi também autor de canções escolares como Carneirinho de algodão (com Villa-Lobos) e Soldadinhos (com Narbal Fontes).

2 comentários:

Unknown disse...

Eu, como filho de Sylvio Salema, Digo a vcs q ele fez muito mais do que está relatado aqui. Mesmo assim fico muito feliz por ver o nome de meu pai ser lembrado, cada vez mais, por vários sites que falam sobre a Música Popular Brasileira das "antigas". Se alguém quiser saber mais um pouco de meu Pai, existe a autobiografia transcrita por mim no Wikipedia. Bom estudo a todos! Sylvio Salema Garção Ribeiro Filho.
sylviosalema@gmail.com

Anieth disse...

Fiquei muito feliz ao encontrar esta bela homenagem aquele que foi meu padrinho de batismo. Era um padrinho muito carinhoso e amigo de meus pais - Delzieth e Paes de Oliveira. Parabéns, Sylvinho pelo pai que teve.