quinta-feira, 24 de maio de 2007

Erasmo Carlos

english mobile

Ao lado do parceiro Roberto, Erasmo Carlos um dos maiores nomes da Jovem Guarda, responsável pela vertente mais radical e roqueira do movimento que marcou a música brasileira nos anos sessenta.

Iniciou a carreira no Rio de Janeiro, cantando com o grupo The Snakes, com quem gravou o lp Twist, contendo clássicos do rock and roll americano, e alguns originais como Namorando, de Carlos Imperial.

Em 1962, passa a integrar o grupo Renato e seus Blue Caps, cantando no lp Renato e Seus Blue Caps, que traz Lobo Mau, Estrelinha e What'd I Say, em inglês.

Em 1964, abre o caminho para o sucesso com a gravação de Festa de arromba, composta em parceria com Roberto Carlos. Junto com Roberto Carlos e a cantora Wanderléia passa a comandar o programa Jovem Guarda, na TV Record, o mais importante programa de auditório dos anos sessenta.

Entre seus maiores sucessos destacam-se ainda Você Me Acende, O Homem da Motocicleta, Minha fama de mau, Vem quente que eu estou fervendo, Terror dos Namorados e Sentado à beira do caminho.

Em meados dos anos setenta, gravou dois excelentes álbuns - Erasmo e Projeto Salva-Terra, acompanhado dos principais músicos da época, como o baixista Liminha, os guitarristas Sérgio Dias (Mutantes) e Gabriel O'Meara (Peso) e o baterista Dinho (também Mutantes).

Com o fim da Jovem Guarda, prosseguiu gravando e incentivando as novas gerações de músicos, com participação em discos e shows, destacando-se os discos Erasmo Convida ..., com Rita Lee e A Cor do Som, entre outros, e Sou uma criança, não entendo nada, com João Penca e Os Miquinhos Amestrados, Paulo Ricardo, Paula Toller e Léo Jaime.

Seus quatro primeiros lp's - A Pescaria, Você Acende, Erasmo Carlos e Os Tremendões e O Tremendão, foram relançados recentemente. No final dos anos oitenta, regravou o hit A Carta em dueto com Renato Russo, cantor e compositor do grupo brasiliense Legião Urbana.

Algumas músicas:

A carta, A semana inteira, Close, Coqueiro verde, Festa de arromba, Filho único, Gatinha manhosa, Homem de rua, Índigo blue, Mais um na multidão, Mesmo que seja eu, Mexericos da Candinha, Minha fama de mau, Mulher, O bilhetinho, O caderninho, O impossível, O pica-pau, Sentado à beira do caminho, Sou uma criança, não entendo nada, Vem quente que eu estou fervendo.

Veja também:

Antonio Marcos / Celly Campello / Demetrius / Deny e Dino / Eduardo Araújo / Fevers, The / Golden Boys / Incríveis, Os / Jerry Adriani / Jet Blacks, The / Jordans, The / Jovem Guarda, História da / Jovem Guarda, Cifras da / Leno e Lílian / Martinha / Paulo Sérgio / Renato e seus Blue Caps / Roberto Carlos / Ronnie Cord / Ronnie Von / Rosemary / Sérgio Murilo / Silvinha / Tony Campello / Trio Esperança / Vanusa / Vips, Os / Wanderléia / Wanderley Cardoso.

Nenhum comentário: